Bagas polares

Em regiões árticas do Canadá, Alasca e Gronelândia, as bagas são não só uma fonte de alimento essencial, mas têm também importância cultural, espiritual e social para as comunidades Inuit. A domesticação de plantas de baga como o mirtilo (Vaccinium uliginosum) ou a framboesa (Rubus arcticus e Rubus idaeus) teve um grande impacto ao possibilitar a fixação destas comunidades. O cultivo destas espécies e a apanha de bagas são duas atividades que contribuem para o bem-estar físico e mental dos Inuit, uma vez que as bagas constituem uma fonte de alimento saborosa e rica em nutrientes raramente encontrados noutras fontes de alimento locais.

Infelizmente, a disponibilidade e qualidade das bagas nesta região tem diminuído devido aos efeitos provocados pelas alterações climáticas e pelas atividades antropogénicos altamente poluentes como a exploração mineira. Graças aos relatos de idosos Inuit, sabe-se que as bagas constituem uma fonte de alimento em alturas de escassez e que a distribuição geográfica das diferentes espécies faz parte da cultura da comunidade Inuit. Devido às temperaturas mais quentes, a competição por bagas entre os Inuit e vida selvagem tem vindo a aumentar, uma vez que a abundância de certas espécies, como o ganso canadiano, estão a aumentar rapidamente.

Um estudo recente publicado na revista Human Ecology mostra a importância que as bagas têm para as diferentes comunidades Inuit, e o quão importante este recurso natural é para a cultura Inuit. Por essa razão, investigadores estão a fazer os esforços necessários para que futuras políticas de conservação comecem a ter em conta as atividades associadas a bagas não só como no ordenamento do território, como também numa forma de preservar a cultura Inuit.

———

Fonte: Boulanger-Lapointe N., Gérin-Lajoie J., Collier L.S., Desrosiers S., Spiech C., Henry G.H.R., Hermanutz L., Lévesque E. and Cuerrier A. (2019) Berry Plants and Berry Picking in Inuit Nunangat: Traditions in a Changing Socio-Ecological Landscape. Human Ecology 47:81-93. doi: 10.1007/s10745-018-0044-5

Autor: Ricardo Matias

Partilhar

Deixe um comentário