Atualizado: 16 de out. de 2019
As alterações climáticas são um dos problemas ambientais mais urgentes a resolver, sendo o desafio da humanidade para o sec XXI. As consequências começam a ser visíveis, em todo o mundo, recaindo sobretudo nas regiões polares, onde a mudança do clima está a ter impactos mais significativos. Para mudarmos este paradigma é de extrema importância que as pessoas estejam sensibilizadas para a problemática das alterações climáticas.
De modo a tentar avaliar a perceção sobre as alterações climáticas, um estudo da Escola Superior de Educação de Bragança recaiu sobre alunos de dois cursos superiores sobre as alterações climáticas, nomeadamente Educação Social e Educação Ambiental. O estudo consistiu na aplicação de 129 inquéritos a uma amostra não probabilística, procurando acima de tudo abranger os principais pontos no que toca ao conhecimento ambiental. Nas questões submetidas no inquérito, foram colocadas propositadamente algumas questões com “rasteira” de modo a testar os conhecimentos do inquiridos sobre as alterações climáticas.
De acordo com a análise dos dados recolhidos ao longo desta investigação, pode-se afirmar que a perceção dos alunos em relação às alterações climáticas varia dependendo do curso que frequentaram. Os alunos de Educação Ambiental alcançaram um valor médio na escala, sendo a sua opinião acerca dos fenómenos das alterações climáticas estarão mais próximos da realidade. Ou seja, a sua educação e conhecimentos técnicos exerceu uma influência mais forte na construção das suas opiniões e respostas dadas.
Em geral, verificou-se que o ambiente é algo que preocupa os inquiridos. Contudo, parece que apesar dessa preocupação, falta passar das palavras às ações. Isto é, a maioria dos inquiridos encara as alterações climáticas como um problema sério que deve ser reparado por vários sectores da sociedade atual, mas em contrapartida foi denotada alguma falta de conhecimento ou cultura sobre o clima e fenómenos das alterações climáticas. Além disso, apesar dos inquiridos identificarem grande parte das consequências das alterações climáticas, estes não fazem práticas coerentes com a necessidade de preservar o meio ambiente.
Assim sendo, um dos principais desafios que se pode extrair em paralelo desta pesquisa, é que deverão ser encontradas estratégias que permitam uma melhor informação/educação dos indivíduos sobre a temática dos problemas ambientais. A educação é fulcral para levar os alunos a tomarem medidas e a desenvolver atividades que possam ir ao encontro das suas convicções ambientais.
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Fonte: Ramos, Ricardo. (2016). “Percepção dos alunos do ensino Superior face as alterações climáticas” Dissertação de Mestrado. Bragança. Escola Superior de Educação de Bragança. doi: https://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/13904
Autor: Ricardo Ramos