Projeções do futuro: novos modelos de subida do nível médio das águas do mar

O aquecimento global tem sido um motor desencadeador de vários efeitos no nosso planeta. Um deles é a subida do nível médio das águas do mar (NMM), que acontece quando o oceano aumenta de volume. Isto acontece devido ao degelo nos polos, ou pelo aumento da temperatura dos oceanos, que diminui a sua densidade.

Os cientistas recorrem a modelos matemáticos (1) para compreender como as alterações climáticas podem afetar a subida do nível médio das águas do mar (NMM). Estes modelos são baseados principalmente em dados históricos de estudos que reconstroem o ambiente paleoclimático (2), dados referentes ao aquecimento das águas do oceano, expansão do oceano e emissões de gases para a atmosfera.

Usando estes modelos, os cientistas projetam vários cenários de subida do NMM ao longo dos anos, desde o cenário mais conservativo ao mais extremo. A entidade de referência que faz avaliações regulares de base científica sobre os impactos futuros e opções para a adaptação às alterações climáticas é o Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas (IPCC – The Intergovernmental Panel on Climate Change), o qual é também responsável pela criação de modelos de subida do NMM. Estes modelos, baseados em dados obtidos entre 1850 e 2017, relacionam a subida do NMM ao longo dos anos com diversas variáveis climáticas.

O cenário de subida do NMM mais extremo do IPCC considera uma subida de 1.1 m até 2100 e o mais conservador de 0.45 m. Num estudo divulgado por cientistas da Dinamarca e da Noruega, estes propuseram um outro cenário, que projeta um aumento maior do que 1.1 m após 2100, baseado em dados históricos do NMM global e da temperatura média global.

Este modelo mostrou uma relação quase linear entre a mudança de temperatura média do planeta durante o próximo século e a taxa média de aumento do nível do mar. Este estudo refere que na Antártida, provavelmente, o NMM irá subir à mesma escala que a subida da temperatura média.

Os estudos dos impactos da subida do NMM baseiam-se principalmente nos modelos do IPCC, que geralmente optam por considerar um cenário mais conservador. Contudo, este novo modelo que prevê a maior subida do NMM após 2100, veio alertar para a possibilidade do cenário mais extremo estar mais próximo da realidade do que se supunha.

(1) Modelos matemáticos- Um modelo matemático é uma representação ou interpretação simplificada da realidade. (2) Paleoclimatologia- Ciência que estuda as variações climáticas ao longo da história da terra, antes do uso de instrumentos de registo de dados climáticos.

———————–

Fonte: Aslak Grinsted and Jens Hesselbjerg Christensen (2021). The transient sensitivity of sea level rise. Ocean Sci., 17, 181–186, 2021. doi: 10.5194/os-17-181-2021

Autora: Ana Filipa Fernandes

Partilhar

Deixe um comentário