Segurança alimentar dos povos indígenas do Ártico  

O relatório do Conselho do Ártico (Proteção do Meio Marinho do Ártico, PAME) explica de que forma as populações indígenas estão a ser afetadas pelas alterações climáticas. O rápido aumento da temperatura que ocorre na região (4 vezes mais rápido do que no resto do mundo), tem consequências negativas no estilo de vida (por exemplo, caça e pesca), saúde e segurança alimentar dos povos indígenas daquela região, com redução no acesso a determinadas espécies que são parte integrante da sua dieta.

A redução do gelo em determinadas regiões não apenas gera instabilidade, colocando em risco a vida daqueles que procuram alimento, mas também desencadeia alterações nos ecossistemas. Outro fator crítico na perda dos ecossistemas está relacionado com a acidificação do oceano Ártico (Fig.1). Esse fenómeno ocorre devido  ao influxo das águas dos rios em processo de derretimento, provocando o deslocamento de algumas espécies de peixes. Importante ressaltar que, em contrapartida, outras espécies podem beneficiar-se com a acidificação. Entender as consequências destas alterações abrange questões culturais, de identidade e comunidade, incluindo a partilha de um conhecimento tradicional e ancestral que se está a perder.

Figura 1: Degelo do Oceano Ártico

Ao aprofundarmos o estudo, verifica-se que a saúde destas populações e comunidades está em risco, seja por questões nutricionais devido à perda de acesso a determinados alimentos, seja no aspeto mental. No entanto, é necessário realçar que a outra face das alterações climáticas verificada naquela região permite um aumento na extração de recursos, no turismo e no desenvolvimento económico. Verificando-se assim, que tudo está interligado.

Os autores do relatório apresentam sete estudos de caso para dar a conhecer a situação em diferentes áreas da região do Ártico e em diferentes comunidades que têm encontrado formas de se adaptar com resiliência às novas circunstâncias (Fig.2). Esta nova realidade já não se restringe ao Ártico ou às populações indígenas.

Figura 2: Indígena do Ártico em cima do gelo


Autora: Céline Rodrigues

Referência: Arctic Council, Protection of the Arctic Marine Environment (PAME). (2021). Indigenous Food Security in the Arctic, Implications of a Changing Ocean. Information Brief.

https://pame.is/doclink/mpa-information-brief-indigenous-food-security-in-the-arctic/eyJ0eXAiOiJKV1QiLCJhbGciOiJIUzI1NiJ9.eyJzdWIiOiJtcGEtaW5mb3JtYXRpb24tYnJpZWYtaW5kaWdlbm91cy1mb29kLXNlY3VyaXR5LWluLXRoZS1hcmN0aWMiLCJpYXQiOjE2MjE0OTg0MTEsImV4cCI6MTYyMTU4NDgxMX0.OiJzl0OyRDTdvq1faMQhUvEgmSxn2wEeQuL0RLVupA8

Partilhar