Céline Rodrigues

   Depois de ter sido Oficial do Exército, de trabalhar em várias empresas portuguesas como “Relações Internacionais” decidiu avançar para a investigação em Relações Internacionais onde (re)descobriu o seu interesse pela região do Ártico (apesar de não ser fã do frio) e as suas populações indígenas durante o mestrado na Universidade Portucalense.  A dissertação versou sobre Human Security of Inuit and Sámi in Canada and Finland: comparing Arctic Policies. Agora no Doutoramento em Relações Internacionais na Universidade Nova de Lisboa pretende continuar a estudar a região, mas ao ligar os oceanos Atlântico e Ártico, segurança marítima e segurança humana, respetivamente, com foco em Portugal devido à sua posição geográfica e papel que pode desempenhar num novo contexto geopolítico que se desenha com as alterações climáticas que mudam o Ártico e afetam o resto do mundo. Portugal pode partilhar o seu conhecimento e receber informação dos países Árticos e suas populações o que, por conseguinte, permite definir uma posição para estar no Ártico. 

   Céline Rodrigues participou no IDN Jovem em 2021, com texto publicado em 2022 (IDNcadernos nº 47) intitulado Portugal e a Reaproximação ao Atlântico no Século XXI. Defesa e Segurança do Atlântico – Segurança Marítima. Assim, tem começado os primeiros passos nas publicações.

   É bilingue em Francês – Português (apesar da tradução do seu nome no consulado quando nasceu, tem assinado o seu nome em Francês, mas não fica incomodada se for em português Celina). É também fluente em Inglês e Espanhol.

Ocupação: PhD Student | Instituição: FCSH – UNova Lisboa