José Queirós
José Queirós é aluno de doutoramento da Universidade de Coimbra, realizando a sua investigação no Centro de Estudos do Mar e do Ambiente (MARE – Portugal) e no British Antarctic Survey (BAS – Reino Unido). O seu trabalho foca-se no estudo do oceano profundo da Antártida, estando focado no estudo de interações ecológicas (maioritariamente predador-presa), autoecologia das espécies e gestão de recursos. Durante o seu doutoramento, estuda as cadeias alimentares de mar profundo do Oceano Austral, em particular as associadas com as pescas de Bacalhau da Antártida e da Patagónia na região da South Georgia e South Sandwich Islands, com o objectivo de determinar a estrutura ao longo de um gradiente ambiental.
José começou a trabalhar no Oceano Austral durante a sua licenciatura onde focou o seu estudo no habitat e ecologia trófica de lulas. No mestrado, alterou o foco da sua investigação e desenvolveu a sua tese no estudo da ecologia trófica e ecotoxicologia do Bacalhau da Antártida nos Mares de Ross, Amundsen e Dumont D’Urville. Ao longo da sua carreira académica, o José conta com mais de 9 meses embarcado em barcos de pesca no Oceano Austral e 3 meses na estação científica de King Edward Point (South Georgia).
É membro da APECS desde 2014, tendo feito parte do comité executivo da APECS Portugal entre 2014 e 2019, onde serviu como presidente no mandato de 2018. Além da APECS Portugal, o José está diretamente envolvido na APECS Internacional como membro do conselho desde 2016. Na APECS Internacional liderou diferentes grupos de trabalho, foi membro da mesa do conselho, vice-presidente e é atualmente o presidente da associação (mandato 2023-24).
Ocupação: PhD Student | Instituição: MARE-UC/BAS