Sobre a APECS

A APECS Portugal é a representante portuguesa da Association of Polar Early Career Scientists (APECS).

APECS Internacional

   De momento, a APECS Internacional tem a sua sede em Tromsø (Noruega), sendo constituída por um grupo de três institutos diferentes: Universidade de Tromsø – Universidade do Ártico da Noruega, Instituto Polar Norueguês e Centro Fram. 

   Fundada em 2007, a APECS é uma organização internacional e interdisciplinar de estudantes, investigadores, educadores e outros interessados nas regiões polares.  Reconhecida como o maior legado do encontro do Ano Polar Internacional realizado nesse mesmo ano. Após o nascimento da APECS Internacional, nascem também inúmeros comités nacionais, incluindo a APECS Portugal, com o objetivo de facilitar a comunicação entre as várias comunidades e chegar ao maior número de jovens investigadores de cada país. À data de hoje, a APECS representa 29 comités nacionais oficiais de jovens investigadores polares espalhados por todo o mundo, desde Alemanha, Austrália e Nova Zelândia, Canadá, Índia, Brasil entre tantos outros.

   Todas as atividades da APECS Internacional são programadas e mantidas por um variado número de grupos de trabalho e comités constituídos por membros e diversos mentores. A liderança desta é feita por jovens cientistas interessados e que querem continuar a projetar a APECS Int no futuro da ciência polar.

Quadro explicativo da liderança da APECS Internacional.
(Fonte: https://apecs.is/who-we-are/leadership)

   O dia-a-dia da APECS Int é essencialmente monitorizado pelo Comité Executivo e pela Equipa Diretiva, sendo estes responsáveis por trabalhar com os seus membros, consultores e parceiros no sentido de continuar a desenvolver a organização e apoiar os jovens cientistas polares.

Comité Executivo

   Este grupo é constituído por 5 elementos eleitos pelo Conselho da APECS Int. Depois de eleitos, estes elementos internamente elegem alguém para o lugar de Presidente e os restantes ficam automaticamente eleitos Vice-Presidentes. Encontram-se online a cada duas semanas e as atas das reuniões podem ser consultadas aqui.

Comité Executivo 2022-2023 da APECS Int

Direção

   Este grupo é constituído por diversos elementos que ajudam a manter estrutura da organização, nomeadamente contactos e o próprio website. Trabalham a partir de Tromsø (Noruega), onde se situa a sede da APECS Int. Esta é constituída por um grupo de três institutos diferentes: Universidade de Tromsø – Universidade do Ártico da Noruega; Instituto Polar Norueguês e o Centro Fram.

Sarah Strand

Sarah Strand

Atual Presidente da Direção da APECS Int.

APECS Portugal

APECS Portugal

   A APECS Portugal encontra-se, desde 2007 em plena atividade. Liderada inicialmente no importante processo de formação por José Xavier e Alexandre Nieuwendam, foram eles que constituíram o primeiro comité executivo da associação.

   Anualmente, a APECS Portugal tem o dever de eleger 1 a 2 elementos que irão representar a APECS Portugal no Conselho da APECS Int. Estes representantes têm como função ser a ponte de comunicação entre a APECS Int e a APECS Portugal, sendo membros ativos e participativos do Conselho da APECS Int. Estes têm como responsabilidades participar em reuniões, preencher relatórios semestrais de atividades para dar a conhecer o que a APECS Portugal realiza, assim como votar nas eleições do Comité Executivo, entre outras.

   De momento, a APECS Portugal tem dois representantes na APECS Int: Hugo Guímaro e Joana Fragão.

Objetivos

   Estando a APECS Portugal entre as inúmeras ramificações da APECS Internacional, os objetivos são partilhados.

   Facilitar a comunicação e colaborações interdisciplinares e internacionais entre jovens cientistas e com investigadores seniores

 Oferecer oportunidades de desenvolvimento de carreira

   Promover a educação e divulgação científica como parte integrante da investigação polar

     A APECS Portugal é um dos comités nacionais mais ativos da APECS Internacional. Ao longo dos últimos 15 anos, tem tido um crescimento constante, tanto em pessoas envolvidas como em atividades realizadas. Atualmente, destacam-se a organização do nosso Workshop anual, as edições mensais da rubrica Ciência às Claras e da nossa Newsletter, assim como a organização das Semanas Polares Portuguesas, que acontecem duas vezes por ano. Além destas que já nos caracterizam, realizamos também webinares sobre diferentes temáticas relacionadas com a ciência polar, e estamos frequentemente presentes em conferências de ciência e educação, assim como em inúmeros eventos públicos de ciência pelo país.

   Todo este sucesso, crescimento e energia, apoia-se e é fruto dos vários excelentes comités e pessoas que têm dado o melhor de si ao longo de todos estes anos, tornando a APECS Portugal viva e possível. Hoje em dia é constituída por um comité executivo de 12 elementos, todos eles voluntários, a maioria estudantes de doutoramento ou mestrado, contando com uma rede de mais 100 membros. Tem atualmente como presidente Joana Fragão e como vice-presidente José Abreu.

   Este desenvolvimento da APECS Portugal resulta também devido aos vários apoios, essenciais e indispensáveis, por parte da Fundação para a Ciência e Tecnologia, do Comité Polar Português, dos Centros de Investigação que integram o Programa Polar Português e de apoios privados que impulsionaram o crescimento da comunidade de jovens investigadores polares.