XIV Workshop APECS Portugal

“Lost in Communication – How to Improve the ERCs Communication Skills?”

   É com orgulho, que apresentamos a 14ª edição do Workshop APECS Portugal: “Lost in Communication – How to Improve the ERCs Communication Skills?” –  A decorrer no dia 🗓️ 2 de Novembro de 2023, no 📌 Instituto Superior Técnico, na Universidade de Lisboa. 

   Nesta edição iremos abordar a importância da comunicação de ciência nas suas mais variadas formas, seja com recurso à fotografia, escrita ou apresentações orais/palestras. 

   Assim na parte da manhã, o foco será mais teórico e partilhado com os nossos colegas portugueses da Polar Educators International (vê mais aqui) e focará a importância da partilha da ciência com o público, como interagir e sobretudo esta ponte entre cientistas-professores-público.

   A parte da tarde, será mais prática e focará na aprendizagem e conhecimento dos métodos e ferramentas, e por isso mais prática e informal, de como comunicar e divulgar ciência com dois excelentes convidados portugueses (Nuno Vasco Rodrigues e Rúben Oliveira).

   Não percas esta oportunidade de estender a tua rede, conhecer colegas e cientistas, e aprender novas ferramentas para o teu futuro. O workshop é GRÁTIS, apenas requer registo.

Oradores Convidados

Heïdi Sevestre

The superpowers of science communication

   Heïdi Sevestre é glaciologista e membro do The Explorers Club. Em 2022, foi galardoada com a Medalha Shackleton pelos seus esforços na proteção das regiões polares. Heïdi trabalha para o AMAP, o Programa de Monitorização e Avaliação do Ártico, Grupo de Trabalho do Conselho do Ártico. Heïdi ensina glaciologia para estudantes no Centro Universitário de Svalbard, localizado no Ártico. Heïdi lidera regularmente expedições científicas às regiões polares e de alta montanha. Através do seu trabalho, pretende tornar o conhecimento científico mais acessível e motivar ações de combate à crise climática.

José Xavier

Science communication on Climate Change in the Antarctic: How to reach policy makers quicker?

The talk aims to provide the latest information no climate change in the Antarctic and discuss various avenues to improve science-policy making interactions, based on experience as the head of delegation of Portugal at the Antarctic Treaty Consultative Meetings

Zita Martins

The importance of Science Communication – A Scientist’s Perspective

Resumo: A comunicação de Ciência tem um papel fundamental no trabalho de um Cientista, tanto na partilha entre pares, como na ligação com a sociedade. Nesta palestra serão dados exemplos do percurso de um Cientista e da importância da comunicação de Ciência.

   Zita Martins é Astrobióloga, Professora Associada no Instituto Superior Técnico (IST), Portugal, e Co-Diretora do Programa MIT-Portugal. Atua na área de Astrobiologia e Cosmoquímica, e seus interesses de investigação incluem a detecção de bioassinaturas em missões espaciais e a potencial contribuição de compostos orgânicos presentes em meteoritos e cometas para a origem da vida na Terra.

   Possui uma licenciatura de 5 anos em Química pelo IST (Portugal, 2002) e um doutoramento em Astrobiologia pela Universidade de Leiden (Holanda, 2007). Foi Cientista Convidada na NASA Goddard (2005 e 2006) e Professora Convidada na Universidade de Nice-Sophia Antipolis (França) (2012). Em 2009 foi-lhe atribuída uma Royal Society Research Fellowship no valor de 1 milhão de libras, e foi Research Fellow da Royal Society University no Imperial College London (Reino Unido) até ao final de 2017. Desde janeiro de 2018 é Professora Associada no IST ( Portugal).

Rúben Sousa de Oliveira

How to engage an audience in polar science without freezing their brains

   Rúben Sousa de Oliveira é biólogo, ecologista, divulgador de ciência e produtor de eventos que se dedica à promoção da literacia científica em diálogo com a educação e a cultura. Com mestrado em Biologia da Conservação, é membro do Gabinete de Comunicação do cE3c – Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde é responsável pelas atividades criativas, produção de conteúdos e comunicação de ciência. Coordena também a comunicação do Colégio Tropical da Universidade de Lisboa, co-fundou o festival Pint of Science Portugal e o FIC.A – Festival Internacional de Ciência, assumindo o cargo de Diretor Científico deste último. Em 2020, integrou o grupo de 10 personalidades ‘under-40’ de diversas áreas convidadas pelo Ministro do Ambiente e da Ação Climática para debater projetos para uma saída sustentável da crise e, em 2022, lançou o livro “Um Pouco por Todo o lado: Ecologia no Século XXI” com a conceituada ecologista Maria Amélia Martins-Loução. Atualmente estuda doutoramento em Ecologia e Conservação, com especialização em Marketing de Conservação, no grupo de investigação sobre Biodiversidade Mediterrânica e Tropical do cE3c, em parceria com a Universidade de Oxford.

Nuno Vasco Rodrigues

The role of photography in storytelling for marine conservation

   Nuno Vasco Rodrigues é biólogo marinho e mestre em Estudos Integrados dos Oceanos, autor de dezenas de artigos científicos e vários livros sobre fauna marinha. Fotógrafo de conservação, contribuidor regular de publicações como a Oceanographic e a National Geographic Portugal, as suas fotos têm alcançado diversos prémios internacionais e foi considerado fotógrafo de conservação do ano 2021 pela Ocean Geographic. Mergulhador certificado desde 2000, tem mais de 1500 horas debaixo de água em vários lugares do mundo, a maioria das quais a estudar e fotografar a vida marinha.