Eventos de Ciência

Portugal in Polar Science: Breaking the Ice

Porto, 15 a 17 de Março 2024

   A APECS Portugal teve o prazer de estar presente nas Jornadas do Mar, onde mostrámos o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos pela APECS Portugal e qual o seu impacto na vida dos jovens cientistas.

Conferência SCAR SC-HASS 2023:
“The Antarctic for a Better World”

Lisboa, 22 a 24 de Junho

A APECS PT esteve presente na Conferência Bianual SCAR SC-HASS 2023.

Além do apoio prestado ao staff organizador do evento (G. Sofia e Débora), que acolheu participantes de todos os continentes, contámos com:

– Mesa Redonda “A importância de um Comité Nacional APECS para um melhor jovem cientista”, com participação dos representantes da APECS Portugal (Débora, Céline e Hugo), o Presidente e Vice-Presidente da APECS Brasil (Raphael e Paola) e a APECS Argentina (Gabriela).

– Apresentação “APECS Portugal: Trazer ciência ao público geral”, onde a Presidente da APECS Portugal (Joana) expôs a história e atividades desenvolvidas pelo nosso comité.

Portugal in Polar Science: Breaking the Ice

Coimbra, 19 de abril de 2023

   A Associação de Jovens Cientistas Polares (APECS) organizou no dia 19 de Abril de 2023, das 14h e às 18h, no Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra (DCV – UC) o evento “Portugal in Polar Science: Breaking the Ice”.

(Ver mais)

IV Jornadas do Mar - Jovens e os Pólos

Porto, 12 de março de 2023

   A APECS Portugal teve o prazer de estar presente nas Jornadas do Mar, onde os membros Ricardo Matias e José Abreu, mostraram o  trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos pela APECS Portugal e qual o seu impacto na vida dos jovens cientistas.

V Centenário da Circum-Navegação de Fernão Magalhães​

Lisboa, 20 de setembro de 2019

   Os nossos jovens cientistas Hugo Guímaro e Ricardo Matias estiveram presentes no Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva para as celebrações do V Centenário da Circum-Navegação de Fernão de Magalhães! Das mais de 700 pessoas, das mais pequenas aos mais graúdos, grande foi a curiosidade por eles demonstrada enquanto ouviram os nossos cientistas falar sobre as regiões polares e as alterações climáticas!

(Ver Galeria)

IV meet.Eco Coimbra

Coimbra, 14 e 15 de dezembro de 2018

  O Núcleo de Estudantes de Biologia da Associação Académica de Coimbra (NEB/AAC), organizou o IV Encontro de Ecologia (meet.Eco Coimbra) no departamento Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

   Este evento teve como objetivo promover palestras e workshops, de forma a enriquecer a formação curricular e promover o interesse dos participantes nas área da Ecologia.

   Nesta IV edição houve uma feira de associações, na qual a APECS Portugal esteve presente e deu a conhecer a cerca de 50 participantes a ciência que faz e o papel que tem para os jovens cientistas.

Dia da Antártida APECS Portugal

Dia da Antártida 2018

Coimbra, 1 de dezembro de 2018

  No dia 1 de Dezembro, celeboru-se o Dia Internacional da Antártida. Esta é uma data comemorativa na qual, em 1959, foi assinado o Tratado da Antártida por vários países, com o intuito deste ser apenas um local de exploração científica em regime de cooperação internacional.

   Para celebrar este dia histórico, os membros da APECS Portugal saíram à rua para questionar a comunidade académica da Universidade de Coimbra sobre cultura polar. Com este evento flash similar a um censo (duração de apenas uma hora), estimou-se quantos estudantes de Coimbra sabiam as respostas às questões “Porque é que os ursos polares não comem pinguins?” e “O que é o krill?”.

   Apesar do número de pessoas que sabiam as respostas continuar a ser baixo, notou-se o aumento do número de pessoas que sabiam por já terem sido abordadas anteriormente em atividades do mesmo género. Isto evidencia o impacto positivo que a comunicação de ciência pode ter!

(Ver Galeria)

Primeira Cimeira Mundial da APECS

Sófia, Bulgária, 6 a 8 de Junho de 2015

   A Associação de jovens cientistas polares (APECS-Association of Polar Earlier Career Scientist) organizou a primeira reunião mundial de jovens cientistas polares em Sófia (Bulgária), em paralelo com a Reunião consultiva do Tratado da Antártida. Durante 3 dias, cerca de 70 jovens cientistas representantes de 23 comités nacionais juntaram-se para partilhar experiências e discutir o futuro da APECS, um dos mais importantes legados do IV Ano Polar Internacional (2007 – 2008). A reunião estava organizada em três áreas temáticas: 

  • Partilha de dados e ciência aberta na investigação polar;
  • O Futuro da Ciência Polar;
  • Comunicação de Ciência, a rede APECS e o futuro da associação.

    A APECS Portugal esteve muito envolvida na organização da cimeira e foi representada em Sófia pelo José Seco, Sara Aparício, Patrícia Azinhaga e Sílvia Lourenço que divulgaram os diferentes projectos educativos em que o comité nacional está envolvido e coordenaram as sessões de discussão dedicadas à importância da divulgação científica na APECS e ao papel dos comités nacionais na estrutura da associação.

cimeira apecs internacional
educação e ciência

APECS Portugal no Workshop Nacional "Da Investigação Polar à Sala de Aula"

Oliveira do Bairro, 1 de Março de 2014

   O papel dos cientistas polares na sala de aula foi o mote para o Workshop Nacional Educação e Ciência organizado pelo IMAR-CMA (Universidade de Coimbra) e Instituto de Educação e Cidadania.

    Os investigadores polares da APECS Portugal estiveram presentes nas sessões científicas e de networking internacional. Os cientistas demonstraram os seus trabalhos em diversas áreas de pesquisa e como esses temas podem ser introduzidos na sala de aula. A discussão, o trabalho em rede e a partilha de experiências entre as suas carreiras e os professores foi intensa e frutífera durante todo o dia. No final do dia, duas ideias emergiram. Primeiro de tudo, levar os cientistas à sala de aula e levar os alunos aos nossos laboratórios efetivamente aumenta o interesse das gerações mais jovens no domínio da ciência, e em segundo lugar, a introdução de um trabalho científico para a sala de aula,  aumenta consideravelmente o senso crítico nos alunos e toda a comunidade escolar.