O mercúrio (Hg) é considerado uma neurotoxina capaz de prejudicar gravemente a vida selvagem, incluindo os ecossistemas marinhos. Apresenta uma elevada capacidade de dispersão através de correntes atmosféricas e oceânicas, podendo atingir regiões remotas de todo o globo, como o Oceano Austral, onde se acumula nas cadeias alimentares marinhas. Apesar da sua relevância ecológica, pouco se sabia sobre as concentrações de Hg em peixes de profundidade desta região.
Neste estudo, os investigadores analisaram duas espécies de peixe de profundidade na Geórgia do Sul: a Antimora rostrata (Mora-Azul), de hábitos mais pelágicos, e Macrourus holotrachys (granadeiro), de hábitos demersais. Em 2020, foram recolhidos indivíduos e analisados quatro tecidos (músculo, cérebro, fígado e guelras), bem como isótopos estáveis, para determinar habitat e posição trófica, de cada uma das espécies em estudo.
Os resultados mostraram que:
- O músculo foi o tecido com maiores concentrações de mercúrio em ambas as espécies (Fig. 1).
- A A. rostrata apresentou concentrações consistentemente mais baixas que M. holotrachys (Fig. 1).
- Somente para o M. holotrachys as concentrações de Hg aumentaram com o comprimento e peso dos indivíduos, sugerindo bioacumulação ao longo da vida.
- As diferenças refletem-se também no habitat destas espécies, uma vez que a espécie demersal (M. holotrachys) está mais relacionada com as cadeias alimentares bentónicas, geralmente mais ricas em Hg (Fig. 2).
- A A. rostrata apresenta um nível trófico mais baixa do que o M. holotrachys (Fig. 2).
Contrariamente do que se esperava, o cérebro mostrou concentrações elevadas de Hg, levantando questões sobre potenciais efeitos neurotóxicos nestes peixes e nos seus predadores.
Estes resultados revelam que estratégias alimentares e habitats diferentes moldam a acumulação de contaminantes em espécies de profundidade, com implicações para a saúde dos ecossistemas e dos predadores de topo que delas dependem.


Fonte: Vaz, D. B., Queirós, J. P., Xavier, J. C., Bustamante, P., Abreu, J., Pereira, E., Hollyman, P. R., Coelho, J. P. & Seco, J. (2025). Mercury Concentrations, Habitat and Trophic Position of Antimora Rostrata and Macrourus Holotrachys from South Georgia (Southern Ocean). Marine Pollution Bulletin. DOI:10.2139/ssrn.5360416
Autor: Diana